Busque por temas

Em alta

Por que estão falando tanto de… quit-tok

Por que estão falando tanto de… quit-tok

Muito distante do quiet quitting, a prática de publicar vídeos que mostram a própria demissão nas redes sociais ganhou popularidade entre a fatia mais jovem da atual força de trabalho. O quit-tok, trend que já soma muitos adeptos no TikTok, mostra como estamos diante de um novo perfil profissional – e um novo desafio para o RH.

6 Dicas sobre Lifelong Learning com Leandro Herrera, CEO da Tera

Formado em Relações Internacionais e fã de música, executivo dá dicas para quem busca exercitar o aprendizado contínuo, mas não sabe nem por onde começar

Bruno Capelas
11 de novembro de 2022
Lifelong learning: 6 dicas para aprender na vida adulta, com Leandro Herrera, CEO da Tera
Leia emminutos
Voltar ao topo

Não importa se você trabalha hoje com tecnologia, numa startup ou numa empresa tradicional: já deve ter percebido que para seguir com a sua carreira, é preciso continuar aprendendo continuamente ao longo do tempo – afinal, que atire a primeira pedra quem não acha que o que aprendeu na faculdade ou numa pós-graduação já pode ter ficado um pouco desatualizado. Não à toa, a tarefa ganhou até conceito próprio: lifelong learning, ou, traduzido livremente, “aprendizado ao longo da vida”.

Por outro lado, aprender na vida adulta parece uma tarefa mais difícil do que se imaginava, não é mesmo? 

Falta de tempo, de motivação e até mesmo a dificuldade do cérebro em processar informações pesam – pelo menos é o que diz Leandro Herrera, CEO da Tera, startup dedicada a criar novos meios de educação continuada para os dias de hoje. Formado em Relações Internacionais e fã de música, o executivo dá dicas neste Borogodó para quem está precisando de uma forcinha para voltar aos estudos, seja para um aprendizado complementar ou para fazer uma transição de carreira. 

#1: Crie uma motivação

Seja aprendendo algo da sua área ou fazendo uma transição de carreira, a gente entendeu na Tera que na educação adulta, é importante ter uma motivação intrínseca. É importante saber porque você está fazendo aquilo, porque a motivação é uma das coisas mais importantes para o engajamento. Pode ser porque você queira acessar novas oportunidades, porque quer ter uma empresa ou porque tem um projeto legal para se envolver.

#2: Lembre-se que aprender é difícil

Aprender é gostoso, mas também é difícil. Não é algo que é sempre legal ou fácil – até porque, parte do processo de aprender é justamente desenvolver novas conexões neurológicas. O adulto tem até uma limitação cognitiva para aprender rápido, então é importante ter isso em mente. Além disso, tem uma questão importante da andragogia: você não consegue ensinar nada para um adulto, o adulto só consegue aprender chegando às próprias conclusões. A gente tem certos bloqueios cognitivos para refutar informações e fazer pré-julgamentos, por isso o aprendizado acontece mais rapidamente se você consegue fazer aplicações para que eles cheguem às próprias conclusões.

#3: Descubra o seu projeto

Motivação sozinha, porém, não basta: é preciso tornar tangível o aprendizado. Não basta só achar que UX Design é legal e tem boas oportunidades profissionais. É preciso achar um projeto que te faça estudar UX Design, como, sei lá, criar um aplicativo para alguém aprender piano. A tangibilização amarra muito o processo e faz com que a pessoa não desista – inclusive, a dificuldade pode trazer mais motivação. Eu gosto muito de música e vivo aprendendo instrumentos, mas sempre aprendo um instrumento para tocar uma música, depois outra, depois outra. É algo que vai dar outra perspectiva em relação ao aprendizado.

#4: Encapsule o conhecimento

A gente discute muito como cada pessoa aprende, se é por vídeo, anotando no caderninho, só ouvindo uma aula… cada pessoa tem seu jeito. O importante é encapsular o conhecimento, entender os princípios das coisas. Durante o processo de aprendizado, é importante parar para refletir e encapsular conceitos, seja num caderno, num bloco de notas digitais, um pouco como ler um livro e fazer o resumo. Quando você for aplicar o conhecimento, talvez você não tenha todos os detalhes, mas você vai trabalhar por princípios. Eu gosto muito de usar o Notion para conseguir organizar essas ideias, mas qualquer ferramenta funciona.

#5: Dedique seu tempo

Muita gente reclama que não tem tempo para aprender. Se não tem tempo, fica difícil, porque não tem como criar tempo, não tem de onde tirar. O que mais funciona, porém, é colocar o aprendizado no calendário. Ter um horário fixo durante a semana para se dedicar a explorar um tema, bloquear a agenda para isso. Tem que estar na agenda como terapia, academia e almoço com a família. E uma das vantagens atuais é que a educação está cada vez mais digital, então os slots não precisam ser grandes, não precisa ser uma noite inteira. Às vezes, 30 minutos por dia basta. O importante é que sempre exista uma cadência, para definir bem os objetivos com esse aprendizado.

#6: Aprenda em grupo

Outra coisa que ajuda muito o aprendizado na vida adulta é fazer atividades em grupo. Buscar um amigo, um parceiro de aulas, em geral, tende a criar um mecanismo social de pressão positiva – e isso gera um engajamento maior com o assunto que você está aprendendo.

Veja também: “Como você fala é tão importante quanto o que você fala”: as dicas de Maytê Carvalho sobre retórica e persuasão

Bruno Capelas é jornalista. Foi repórter e editor de tecnologia do Estadão e líder de comunicação da firma de venture capital Canary. Também escreveu o livro 'Raios e Trovões – A História do Fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum'.